Deficiência na atenção primária de saúde leva moradores de Feira de Santana a buscarem atendimento em Santanópolis, diz vereador

Feirenses recorrem a Santanópolis em busca de atendimento médico devido à deficiência na cobertura da atenção primária em Feira de Santana.
Feirenses recorrem a Santanópolis em busca de atendimento médico devido à deficiência na cobertura da atenção primária em Feira de Santana.

A deficiência na cobertura da atenção primária à saúde em Feira de Santana tem gerado uma migração de feirenses em busca de atendimento médico na vizinha Santanópolis. O cenário foi destacado pelo vereador Silvio Dias (PT) durante sessão na Câmara Municipal, revelando a preocupação do prefeito de Santanópolis, Vitor do Posto, com a situação. O petista observou uma inversão no fluxo de pacientes entre as cidades, uma vez que antes era comum que residentes de municípios menores procurassem assistência em Feira.

Com uma cobertura expressiva de 99,47% na atenção primária, Santanópolis contrasta com a realidade enfrentada em Feira de Santana. Para Silvio Dias, a situação é alarmante, especialmente considerando o robusto orçamento municipal de quase R$ 2 bilhões. Entre os problemas relatados pelos pacientes estão a falta de medicamentos essenciais, como os para tratamento de diabetes e hipertensão.

Além da busca por serviços de saúde em Santanópolis, feirenses também têm recorrido a outras cidades da região, como São Gonçalo dos Campos e Coração de Maria, para procedimentos médicos, incluindo cirurgias. O vereador reconhece os esforços do Governo do Estado na ampliação do acesso à saúde, especialmente com a expansão do Hospital Regional Clériston Andrade (HGCA), que sob gestões petistas aumentou significativamente sua capacidade de atendimento.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141886 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário