Em uma reunião realizada nesta sexta-feira (24/05/2024), integrantes da Instituição Fiscal Independente (IFI) se encontraram com a missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para discutir os cenários fiscal e orçamentário do Brasil, além de perspectivas futuras.
A equipe técnica do FMI, composta pelos economistas Christina Kolerus e Jean Francois Clevy, juntamente com os diretores Ana Corbacho e Bruno Saraiva, se reuniu com diretores e analistas da IFI, incluindo Sergio Gadelha, da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Durante o encontro, o diretor-executivo da IFI, Marcus Pestana, acompanhado pelo diretor Alexandre Seijas de Andrade e pelos analistas Alessandro Casalecchi, Eduardo Nogueira, Pedro Souza e Rafael Bacciotti, apresentou os desafios do ajuste fiscal brasileiro. O objetivo é estabilizar a relação entre dívida pública e PIB, além de reverter os déficits primários que têm sido recorrentes desde 2014.
Foram abordados também os desafios relacionados às despesas, como a desvinculação do salário mínimo e a necessidade de revisão dessa indexação, bem como as vinculações constitucionais, a dinâmica da previdência social e dos benefícios sociais.
Marcus Pestana destacou a complexidade do ajuste fiscal, ressaltando a rigidez do orçamento, com gastos concentrados em áreas como previdência social, salários de servidores, programas sociais e despesas de saúde e educação, que têm vinculação constitucional. Pestana enfatizou a necessidade de pensar em novas reformas estruturais, especialmente nas áreas de reforma administrativa e previdenciária.
Na avaliação de Pestana, a reunião contribui para fortalecer o intercâmbio entre IFI e FMI, permitindo a troca de dados e informações, e enriquecendo os trabalhos e estudos realizados pela Instituição Fiscal Independente.
*Com informações da Agência Senado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




