O mercado financeiro brasileiro manteve suas projeções otimistas para o crescimento da economia do país em 2024, com uma expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) superior a 2%. Segundo o boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta terça-feira (30/04/2024), a previsão é de que o PIB encerre o ano em 2,02%, um aumento em relação às projeções anteriores.
Essa expectativa favorável também se estende aos anos seguintes, com o mercado prevendo um crescimento de 2% para 2025, 2026 e 2027. No entanto, mesmo com essa perspectiva positiva, os economistas ressaltam a importância de monitorar os indicadores econômicos de perto, especialmente diante do contexto de incertezas globais e desafios domésticos.
As projeções para a inflação, câmbio e taxa Selic permaneceram estáveis em relação à semana anterior. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano é estimado em 3,73%, dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Quanto à taxa Selic, espera-se uma redução gradual, com uma projeção de 9,5% para o final de 2024.
O mercado também projeta um cenário de aumento para o dólar, prevendo que a moeda norte-americana feche o ano em R$ 5,00 em 2024, com aumentos graduais nos anos seguintes.
Apesar das expectativas positivas, os analistas destacam a importância de acompanhar de perto os desdobramentos econômicos globais e domésticos, pois estes podem influenciar significativamente as perspectivas de crescimento do país nos próximos anos.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




