Ministro Fernando Haddad afirma que inflação está sob controle

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira (22/05/2024), em Brasília, que a economia brasileira está gerando empregos com baixa inflação e que os questionamentos sobre a política econômica do governo “vão desaparecer porque foram patrocinados, não são reais”. Durante audiência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, Haddad afirmou que os principais indicadores de inflação e desemprego estão positivos.

“É como se houvesse uma influência negativa, prejudicando o nosso plano de desenvolvimento”, destacou o ministro, referindo-se aos comentários sobre a economia.

Haddad ressaltou que o déficit de R$ 230 bilhões nas contas públicas em 2023 foi uma herança do governo anterior e que o orçamento de 2024 já foi estabelecido pelo atual governo, indicando que a responsabilidade agora é cobrar essas dívidas.

O ministro também abordou a necessidade de ajustes fiscais sem prejudicar famílias, trabalhadores e programas sociais importantes. Ele elogiou a relação entre o Executivo e o Legislativo, agradecendo aos parlamentares pela aprovação de medidas econômicas. Haddad defendeu o corte de gastos tributários e benefícios fiscais para que todos, inclusive setores que anteriormente não pagavam impostos, contribuam.

Sobre a política monetária, Haddad defendeu a harmonia entre as políticas fiscal e monetária, elogiando o trabalho do Banco Central no controle da inflação. Ele argumentou que, embora a taxa básica de juros (Selic) tenha sido reduzida para 10,5%, a taxa de juros real no Brasil ainda é alta, considerando a inflação projetada para este ano.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading