Em um avanço significativo para a navegação brasileira, os navios porta-contêineres da classe 366m serão capazes de operar com carga total no Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, abrindo caminho para ligações diretas em navegação de longo curso para os mercados asiáticos e consolidando o porto como principal hub do Nordeste.
Essa operação inédita é viabilizada pelo uso pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) do sistema de calado dinâmico ReDRAFT, uma ferramenta que otimiza o uso dos canais de acesso, mesmo em situações de restrição de quilha, cruzando dados sobre as características das embarcações, ventos, correntes, ondas e marés.
Autorizado pela Autoridade Marítima e referendado pela Autoridade Portuária, o sistema ReDRAFT será operado, mantido e atualizado pela CODEBA em caráter experimental por 180 dias. A chegada dos maiores porta-contêineres, operando com capacidade total de carga, promete impulsionar significativamente a movimentação de cargas no Porto de Salvador.
“Aliado às excelentes condições de navegabilidade que temos na Baía de Todos os Santos, estamos dando um salto qualitativo em tecnologia, permitindo que esses grandes navios de cargas aportem em Salvador, visando assim a criação e consolidação de uma rota transoceânica com destino à capital baiana. A próxima meta será a adequação dos canais de acesso através do Plano Integrado de Dragagem do Complexo Portuário da Baía de Todos os Santos, para receber, em um futuro próximo, também os navios da classe 400m, ainda maiores e que dominarão o cenário do transporte de cargas conteinerizadas de longo curso ao longo das próximas duas décadas,” declarou Antonio Gobbo, Presidente da CODEBA e Autoridade Portuária Federal na Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




