José Fábio de Araújo Lima, professor do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, em Feira de Santana, foi reconhecido entre os dez melhores professores de Matemática do país e condecorado com a medalha de ouro na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr). A entrega da medalha ocorreu na manhã desta terça-feira (21/05/2024), em Brasília, durante o Seminário de Práticas Exitosas no Ensino de Matemática. O evento reuniu profissionais da Educação de todo o Brasil para discutir habilidades docentes no ensino de Matemática na Educação Básica.
Natural de Tanquinho e mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), José Fábio sempre demonstrou dedicação à disciplina. Sua decisão de seguir a carreira docente surgiu ainda na época de estudante, quando ajudou colegas a entender cálculos de probabilidades genéticas na aula de Biologia.
“Foi naquele dia que eu entendi que, se a gente conseguir organizar uma aula melhor e incentivar mais os estudantes, eles vão conseguir aprender. Para mim, é isso que faz a maior diferença em uma sala de aula”, relatou o professor.
Ao receber a premiação, José Fábio expressou sua emoção e incentivou outros educadores a participarem de iniciativas semelhantes.
“É uma emoção indescritível. As próximas edições vêm aí e você, que é da rede estadual, já pode começar a se preparar. O ganho que nós estamos tendo aqui, em todos os aspectos, não dá pra descrever. É espetacular”, afirmou.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância da valorização docente, enfatizando que a premiação de José Fábio reflete o compromisso do Governo da Bahia em fortalecer a Educação Básica.
“Esta premiação representa não apenas o reconhecimento do trabalho realizado por um professor de Matemática, mas também a retomada da valorização da Educação no nosso país. O professor José Fábio é formado em uma universidade pública estadual e devolve para a rede estadual de ensino todo o seu conhecimento adquirido. Parabenizamos ele por ser este exemplo de educador”, afirmou a secretária.
Grande entusiasta das Olimpíadas de Matemática, José Fábio incentiva seus alunos a participarem dessas competições, acreditando que a experiência ajuda a desenvolver habilidades críticas e estimula o pensamento lógico. Seu método de ensino é caracterizado pela proximidade com os alunos e pelo uso de recursos didáticos criativos. Ele mantém um canal no YouTube para oferecer suporte adicional aos estudantes e adota uma abordagem interativa em sala de aula, incentivando a participação ativa dos alunos. “Ele sempre busca maneiras diferentes de explicar a mesma coisa, até que todos entendam. É paciente e nunca deixa ninguém para trás”, comenta Ivan Hayato Mizogami Santana, aluno do 3º ano.
Como parte do prêmio, José Fábio e os demais professores participarão, em outubro, de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai, na China, para conhecer o Centro de Educação para Professores da UNESCO (TEC UNESCO), na Universidade Normal da China.
“Estou muito feliz em poder conhecer uma nova cultura e vivenciar um sistema educacional diferente. Eu espero conseguir absorver todas as boas lições que eles aplicaram lá, em Xangai, e tentar, de alguma forma, replicar em sala de aula, além de incentivar também alguns colegas a utilizarem esses métodos”, declarou José Fábio.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




