Presidente Lula zera imposto de importação para 3 tipos de arroz até dezembro de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou uma medida emergencial para enfrentar os impactos das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, principal estado produtor de arroz no Brasil. O comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a isenção do imposto de importação para três tipos de arroz, em uma tentativa de garantir o abastecimento do cereal e evitar uma escalada nos preços. A decisão, anunciada nesta segunda-feira (20/05/2024), inclui dois tipos de arroz parboilizado e um tipo polido/brunido na lista de exceção do imposto, com validade até 31 de dezembro de 2024.

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), justificou a medida como uma precaução para evitar problemas de desabastecimento e aumento nos preços do arroz devido à redução na oferta nacional. A recente devastação causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul deixou vastas áreas de cultivo submersas, prejudicando significativamente a produção e o transporte do arroz. Com o estado respondendo por cerca de 70% da produção nacional de arroz, a escassez do produto resultou em um aumento dos preços nos mercados brasileiros.

No início de maio, Lula já havia sugerido a possibilidade de importar arroz como medida para estabilizar os preços e garantir o abastecimento, em resposta aos desafios enfrentados pelos produtores e consumidores devido às condições climáticas adversas.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading