Nos municípios de Cachoeira, São Félix, Maragogipe e Governador Mangabeira, a educação pública ganha um impulso significativo com o início das atividades do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) 2024, celebrando o Dia Internacional da Educação em 28 de abril. Com mais de seis anos de atuação na região, o PVE abrange atualmente mais de 97 escolas públicas, impactando diretamente cerca de 12 mil alunos e suas famílias.
O PVE, cujo propósito é fortalecer a educação por meio do apoio à gestão pública educacional e do estímulo à participação familiar na jornada escolar, atua em três principais frentes: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. Realizado pelo Instituto Votorantim e empresas parceiras da Votorantim S/A, o programa recebe destaque na região do Recôncavo Baiano pela contribuição da Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, responsável pela Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo.
De acordo com Dejair Lima, gerente da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, a parceria com o PVE se revelou uma ferramenta vital para a melhoria da educação na região. Para Lima, essa iniciativa reflete o compromisso da Votorantim Cimentos com o presente e o futuro das crianças e jovens locais, evidenciando o impacto direto na qualidade da educação pública e na formação de cidadãos.
Ana Claudia Batista Barbosa, secretária municipal de Educação de Maragogipe, destaca a sensibilidade das consultorias do PVE em relação à realidade e à cultura local, garantindo melhorias expressivas na educação. Segundo Ana Claudia, o programa promove uma educação mais equitativa e de excelência, construída em parceria com a comunidade escolar.
Adinéia Santos, secretária municipal de Educação de São Félix, ressalta os diversos benefícios do PVE, especialmente o suporte pedagógico oferecido aos gestores. Ela destaca a motivação e o desafio proporcionados aos professores, resultando na implementação eficaz das ações do Plano Municipal de Educação.
Ribamar Rodrigues, secretário municipal de Educação de Governador Mangabeira, enfatiza o papel formativo do PVE, que promove competências em gestão e mobilização social entre os educadores locais.







Deixe um comentário