O ex-vice-presidente e atual senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) visitou o Rio Grande do Sul entre a última quinta-feira e domingo (02 e 05/05/2024) para avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado. Mourão ressaltou a necessidade de um esquema fiscal especial para auxiliar na recuperação das áreas afetadas pelas tempestades.
As chuvas torrenciais quebraram barragens, inundaram cidades e causaram danos significativos em pontes e estradas em várias regiões do estado. Diante desse cenário, Mourão comparou a situação a um “cenário de guerra”, com hospitais lotados, falta de água potável e alimentos, além do aumento nos registros de mortos e desaparecidos.
O senador defendeu a implementação de um regime emergencial, similar ao adotado durante a pandemia, permitindo que o estado e os municípios gaúchos aumentem suas despesas além da arrecadação atual. Ele também propôs a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União, que chega a aproximadamente R$ 90 bilhões.
Mourão ressaltou a urgência de um “orçamento de guerra” para o RS, propondo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que libere recursos extraordinários. Para ele, é necessário flexibilizar os limites fiscais para garantir a assistência necessária às áreas afetadas pelas chuvas.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




