O senador e líder do Governo Lula no Senado Federal, Jaques Wagner, afirmou em entrevista ao videocast POD13 do PT Bahia, exibida na segunda-feira (20/05/2024), que as gestões do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia promoveram melhorias significativas em várias áreas, contrastando esses avanços com a administração do grupo opositor que governou o estado por 40 anos até sua vitória nas eleições de 2006. Wagner relatou que, ao assumir o governo, encontrou a Bahia em uma situação crítica, resultado de uma má administração anterior.
Wagner discordou da narrativa do grupo opositor que se apresenta como bons gestores, argumentando que a realidade encontrada por ele em 2007 contradizia essa imagem. Ele mencionou problemas graves enfrentados pelo estado no início de sua gestão, como atendimento precário na saúde, descaso com a população mais pobre, falta de investimentos em infraestrutura, ações insuficientes para a educação e uma segurança pública sucateada.
O senador descreveu a Bahia como um estado com 15 milhões de habitantes, a quarta maior população e o quinto maior território nacional, que sofria com altos índices de analfabetismo, carência de água potável, falta de saneamento, escassez de moradias e apenas uma universidade federal. Ele criticou a qualidade das estradas e outros serviços públicos, destacando a precariedade herdada das gestões anteriores.
Durante a entrevista, Wagner enumerou as melhorias realizadas pelos governos do PT, incluindo a construção de 20 hospitais, o programa Todos pela Alfabetização, que alfabetizou cerca de um milhão e quinhentas mil pessoas, e o programa Água para Todos, o maior programa de água e saneamento da história da Bahia, que foi expandido nacionalmente pela então presidente Dilma Rousseff devido ao seu sucesso.
Wagner também abordou a falta de hospitais no passado, referindo-se ao que chamou de “indústria de ambulância”, onde pacientes eram enviados para Salvador devido à ausência de atendimento adequado no interior do estado. Ele afirmou que os governos do PT mudaram essa realidade, proporcionando avanços em todas as áreas. Wagner rebateu as críticas da oposição sobre a regulação, lembrando que, no passado, as pessoas nem sequer tinham acesso a hospitais.
Atualmente, a Bahia conta com 20 hospitais e 24 policlínicas em diversos territórios, resultado das políticas implementadas pelas gestões petistas. Wagner concluiu afirmando que os avanços alcançados demonstram a eficácia dos governos do PT na Bahia, em contraste com a administração anterior.
Confira vídeo
Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




