Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação do Câncer revelou que o tabagismo é responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão em homens e mulheres no Brasil. Apresentado no 48º encontro do Group for Cancer Epidemiology and Registration in Latin Language Countries Annual Meeting (GRELL 2024), na Suíça, o estudo destaca a relação direta entre o tabagismo e a incidência dessa doença.
De acordo com o epidemiologista Alfredo Scaff, consultor médico da Fundação do Câncer, o câncer de pulmão está intimamente ligado ao hábito de fumar. Ele enfatiza que o tabagismo é responsável pela maioria dos casos da doença no mundo, e no Brasil não é diferente. Em entrevista à Agência Brasil, Scaff ressaltou a importância de apresentar esses dados à sociedade para fomentar ações de prevenção.
O estudo também aborda a preocupação com o surgimento do cigarro eletrônico e seu potencial para aumentar ainda mais os casos de câncer de pulmão. Segundo Scaff, o cigarro eletrônico é uma forma de atrair jovens para o hábito de fumar, e seu uso pode levar ao desenvolvimento de doenças graves, como a Evali, uma doença pulmonar aguda. Além disso, o cigarro eletrônico tem sido associado a casos de explosão de bateria, resultando em queimaduras graves.
Em termos econômicos, o estudo aponta que o câncer de pulmão representa gastos significativos para o sistema de saúde brasileiro, totalizando cerca de R$ 9 bilhões por ano. No entanto, apenas 10% desses custos são cobertos pela indústria do tabaco. Scaff destaca que o tabagismo não causa apenas câncer de pulmão, mas também está relacionado a uma série de outras doenças, o que aumenta os gastos públicos com tratamento e perda de produtividade.
O estudo também analisou a incidência e mortalidade por câncer de pulmão em diferentes regiões do Brasil. Os resultados indicam que o Sul do país apresenta o maior índice de casos tanto em homens quanto em mulheres, superando a média nacional. O tabagismo é culturalmente mais presente nessa região, o que contribui para os altos índices de câncer de pulmão.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




