De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (29/05/2024), o Brasil registrou a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em abril nos últimos 10 anos. A taxa ficou em 7,5%, um leve declínio em relação ao trimestre anterior, mas significativamente abaixo dos 8,5% registrados no mesmo período do ano passado. A população ocupada atingiu 100,8 milhões de pessoas, um aumento de 2,8% em comparação ao mesmo trimestre móvel de 2023, enquanto o rendimento médio real dos trabalhadores também apresentou um crescimento anual de 4,7%.
Segundo os dados do IBGE, a estabilidade da taxa de desocupação e o crescimento da população ocupada refletem a recuperação gradual do mercado de trabalho, impulsionada principalmente pela redução das perdas no setor do comércio e pelo retorno da ocupação no segmento da educação básica pública no ensino fundamental. O número de trabalhadores com carteira assinada atingiu o maior patamar da série histórica da pesquisa, chegando a 38,188 milhões, enquanto o contingente de trabalhadores sem carteira também registrou um recorde, totalizando 13,5 milhões de pessoas. O rendimento médio real dos trabalhadores ficou em R$ 3.151, sem variação significativa no trimestre, mas com uma alta de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
A massa de rendimentos, que é a soma das remunerações de todos os trabalhadores do país, alcançou R$ 313,1 bilhões, um novo recorde histórico, evidenciando a melhora no poder de compra da população ocupada. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




