Companhia das Docas da Bahia adere à rede global de sustentabilidade do Iclei

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) anunciou sua filiação ao Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma organização global que reúne cerca de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. A adesão visa promover a economia de baixo carbono e práticas socioambientais e de governança resilientes e eficazes. A Codeba se beneficiará de uma rede global de conhecimentos, recursos e parcerias que incentivam práticas sustentáveis e o desenvolvimento baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

A filiação foi formalizada no 3º Encontro Nacional do Iclei, realizado em São Paulo. Com isso, os portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus ganharão maior protagonismo no cenário nacional e internacional em termos de sustentabilidade. Os trabalhos começam na primeira semana de julho com a visita de especialistas do Iclei aos atracadouros. A Bahia possui 1,1 mil quilômetros de costa litorânea, a mais extensa do país.

Antonio Gobbo, diretor-presidente da Codeba, destacou a importância da parceria para a promoção do desenvolvimento sustentável e a mitigação dos efeitos dos gases de efeito estufa. A Codeba é a única autoridade portuária federal brasileira a integrar a rede global do Iclei, comprometida com a ação global para minimizar as consequências das mudanças climáticas e promover o crescimento sustentável.

A Codeba também foi um dos patrocinadores do congresso mundial do Iclei, que reuniu especialistas climáticos e ambientais de todo o mundo. Antonio Gobbo enfatizou que a sinergia gerada pelo evento renderá frutos positivos para os portos baianos, que estão prestes a dar um passo significativo rumo à descarbonização e à sustentabilidade. O secretário-executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo, compartilhou a expectativa de Gobbo, destacando a importância estratégica da parceria para apoiar ações climáticas e ESG nos três portos, com potencial de replicação em outros complexos portuários do Brasil e de outros países.

A Bahia possui um dos maiores complexos portuários do país, formado pelos portos públicos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, além de cinco Terminais de Uso Privado (TUPs). Estes portos integram o Sistema Portuário da Baía de Todos os Santos e estão entre os mais movimentados do Nordeste, de acordo com o ranking de 2023 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Na Bahia, o Iclei já mantém parcerias com o governo do estado e as prefeituras de Salvador e Botuporã, contribuindo para a adoção de políticas de sustentabilidade e impulsionando ações locais para o desenvolvimento de baixo carbono. A organização foca em temas como clima, desenvolvimento de baixo carbono, adaptação e resiliência, resíduos sólidos e biodiversidade urbana.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading