Conduzir Eleições em tempos de fake news e inteligência artificial é grande desafio, afirma Adolfo Menezes

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, participou, na tarde desta segunda-feira (10/06/2024), da posse do advogado Ricardo Borges Maracajá Pereira como desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para o biênio 2024/2026. Ricardo Maracajá foi escolhido no dia 3 deste mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de lista tríplice indicada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Durante a cerimônia, Adolfo Menezes ressaltou a complexidade de conduzir eleições em um cenário marcado pela disseminação de fake news e pelo uso crescente de inteligência artificial.

“Desejo ao novo desembargador eleitoral um bom mandato, fazendo este extraordinário trabalho que realiza a nossa Corte Eleitoral, com zelo, eficiência e, sobretudo, imparcialidade. Em tempos de fake news e Inteligência Artificial, conduzir uma eleição é um grande desafio para todo o Judiciário”, declarou o chefe do Legislativo da Bahia.

Ricardo Borges Maracajá, advogado e especialista em Direito Eleitoral, Direito Tributário e Gestão Esportiva, foi procurador-geral do município de Santa Bárbara entre 2017 e 2020, e procurador em Terra Nova de 2021 a 2023. Desde 2021, ocupa o posto de auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA). Em seu discurso de posse, Maracajá reafirmou seu compromisso com a ética, rigor técnico e impessoalidade no exercício de seu mandato, representando a advocacia.

O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Mata Neto, ao saudar o novo integrante da Corte, pediu a colaboração de todos para que as próximas eleições municipais, previstas para outubro, sejam conduzidas de maneira justa e íntegra, em respeito ao Estado Democrático de Direito.

A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador do Estado, Geraldo Junior, o vice-presidente e corregedor-geral do TRE, desembargador Maurício Kertzman, o deputado federal Jorge Solla (PT), secretários de Estado, desembargadores do TJ-BA e do TRE, além de representantes das Procuradorias de Justiça e Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), presidentes de partidos políticos e pré-candidatos às eleições deste ano.

Durante o evento, a importância da Justiça Eleitoral na manutenção da democracia e na garantia de processos eleitorais transparentes foi reiterada por diversos oradores. A posse de Ricardo Maracajá como desembargador substituto do TRE-BA representa um passo significativo na preparação para os próximos desafios eleitorais que o Estado da Bahia enfrentará.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading