Feira de Santana: Prefeito Colbert Martins atende professores e divulga lista de servidores aptos aos precatórios do Fundef

Na manhã desta segunda-feira (03/05/2024), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, recebeu em seu gabinete mais de cem professores da rede municipal de ensino que reivindicam a antecipação dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O projeto de lei que visa a antecipação dos precatórios foi encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara Municipal em 15 de abril deste ano, mas ainda não foi colocado em pauta pela presidência da Casa Legislativa.

Durante o encontro, o prefeito Colbert Filho anunciou a determinação para a divulgação da lista com os nomes dos servidores aptos ao recebimento da nova parcela do Fundef, prevista para ser liberada pelo Governo Federal em 2026. A publicação, feita em uma edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Município nesta segunda-feira, inclui os nomes de 2.852 professores que estavam em exercício entre 1997 e 2006, conforme estipulado pela lei.

“A antecipação do pagamento é um direito da categoria. Os professores estão se manifestando para poder receber aquilo que eles têm direito. O Governo Municipal tem feito sua parte. São cerca de R$ 300 milhões, sendo 60% desse valor destinado aos professores e 40% para investimentos na rede municipal de ensino. É um valor que vai movimentar a economia da cidade, gerar emprego e renda no que diz respeito aos investimentos no município”, ressaltou o prefeito Colbert Filho.

Além disso, o prefeito informou que, no caso de servidores falecidos, os herdeiros diretos terão direito ao recebimento do valor dos precatórios.

“Queremos garantir e assegurar o direito de todos, seguindo, sempre, o que determina a lei”, destacou.

Hamilton Ramos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Feira de Santana, acompanhou os professores durante o ato e relatou dificuldades em estabelecer diálogo com a presidente da Câmara Municipal, vereadora Eremita Mota.

“Hoje nós fomos até o gabinete da vereadora Eremita, ordeiramente, na paz, mas ela não nos recebeu. Os professores querem receber o precatório do Fundef e estamos caminhando no sentido de dar certo. Montando as estratégias, os professores estão nos atendendo, é uma outra dinâmica, que não é a dinâmica da outra entidade. E aí eles estão vendo que é o caminho”, declarou Ramos.

O encontro também contou com a presença do presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana, Carlos Alberto Moura Pinho, e do procurador geral do Município, Antonio Augusto Graça Leal, que manifestaram apoio à iniciativa e reforçaram o compromisso da administração municipal com a categoria dos professores.

Leia +

Professores realizam ato no Paço Maria Quitéria por antecipação dos precatórios do Fundef em Feira de Santana


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



One response to “Feira de Santana: Prefeito Colbert Martins atende professores e divulga lista de servidores aptos aos precatórios do Fundef”


Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading