Durante o evento, Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância do ato formal e detalhou os próximos passos do programa, em colaboração com as instituições envolvidas. O governador destacou a criação definitiva da política e anunciou um plano de ação que abrange a estruturação do estado para atender às demandas prioritárias e executar ações voltadas para a juventude.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o vice-governador Geraldo Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa Adolfo Menezes, o desembargador do TJBA Geder Luiz Rocha Gomes, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia e a defensora pública-geral Firmiane Venâncio.
Com a regulamentação, as instituições que compõem o Bahia Pela Paz formarão câmaras de trabalho responsáveis pelo lançamento de editais e processos de seleção para iniciar as atividades do programa. Nos meses de junho e julho, serão anunciadas medidas estruturantes com impacto direto nas políticas sociais das localidades selecionadas.
O plano de ação apresentado prevê a criação de câmaras temáticas intersetoriais para monitorar as ações do programa, começando pela Câmara de Prevenção Social da Violência. Em julho, será iniciado o processo de escutas comunitárias, no qual agentes do programa visitarão comunidades selecionadas para discutir, com a população e lideranças locais, as principais demandas e a execução das ações previstas. Seis comunidades de Salvador e Feira de Santana serão atendidas pelo programa este ano.
Segundo Felipe Freitas, secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, o foco do Bahia Pela Paz é gerar oportunidades para a juventude das comunidades afetadas por altos índices de violência e práticas do crime organizado. O programa visa oferecer novas perspectivas de trabalho, educação, cultura, esporte e inclusão social. Freitas destacou que os coletivos, que servirão como bases físicas do programa, contarão com profissionais capacitados para engajar a juventude e suas famílias nas ações propostas.
Além do secretário de Justiça e Direitos Humanos, estiveram presentes os secretários estaduais de Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner; de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães; e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




