A Bahia adotou uma medida urgente para maximizar a utilização de doses da vacina XBB contra a Covid-19, que estão próximas do vencimento em 03/07. A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta quinta-feira (27/06/2024), com a participação dos secretários municipais de saúde e da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
Atualmente, o estado enfrenta o desafio de administrar 14.983 doses do imunizante que estão prestes a expirar, concentradas principalmente nos municípios de Teixeira de Freitas, Simões Filho e Guanambi. Com a nova deliberação da CIB, o público-alvo foi ampliado para incluir pessoas a partir de 5 anos de idade, independentemente de pertencerem aos grupos prioritários previamente definidos. A única exigência é que haja um intervalo mínimo de três meses desde a última dose de qualquer vacina.
Anteriormente, a vacina XBB estava disponível exclusivamente para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, pessoas em situações específicas como gestantes, imunocomprometidos, trabalhadores da saúde e outros grupos prioritários. A medida visa garantir que todas as doses sejam utilizadas efetivamente, minimizando o desperdício e ampliando a proteção da população contra a variante XBB.1.5, atualmente predominante e responsável por um aumento nos casos e internações no país e no exterior.
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, enfatizou a importância da colaboração de todos os envolvidos no processo de vacinação para evitar desperdícios e assegurar que todas as doses sejam aplicadas.
“É fundamental o engajamento de cada cidadão para que possamos aproveitar ao máximo esses imunizantes. Pedimos que a população procure as unidades de saúde e se vacine”, concluiu a gestora.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




