O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nas redes sociais, nesta terça-feira (11/06/2024), o início da sondagem em águas rasas para a construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. Esta etapa é essencial para a concretização do projeto, envolvendo perfurações até 10 metros de profundidade para estudar as características do solo marinho. Inicialmente, os trabalhos começaram do lado de Vera Cruz e, em seguida, a plataforma que realiza os furos percorrerá o trecho de 1,5 km na margem de Salvador.
“A sondagem é uma fase importante para o estudo das características do solo onde serão instalados os pilares da ponte. O trabalho segue firme, com foco no desenvolvimento do nosso estado, para concretizarmos esse projeto que vai transformar o cenário socioeconômico da região, integrando ainda mais a nossa Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
A sondagem é executada por uma perfuratriz acoplada a uma plataforma estilo Jack Up, adequada para a complexidade do processo. Ao todo, serão 22 perfurações em lâmina d’água com até 10 metros de profundidade. Os fragmentos do solo marinho coletados serão analisados por laboratórios especializados, que fornecerão relatórios detalhados sobre o solo da área. Este processo começou com trabalhos em terra, iniciados em 31 de janeiro deste ano, em Vera Cruz.
Cláudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, destacou que cada etapa do projeto representa um avanço significativo para o desenvolvimento da Bahia.
“Estamos falando de um investimento que vai transformar o cenário socioeconômico do nosso estado. Serão mais de 10 milhões de beneficiados em 250 municípios”, afirmou.
Villas Boas também ressaltou a parceria essencial com a Marinha do Brasil, que é crucial para garantir a segurança e o cumprimento dos requisitos necessários.
Além disso, a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica prioriza a contratação de empresas locais em todas as fases do projeto. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas, gerando 300 empregos diretos e indiretos, com um investimento de R$ 160 milhões apenas na sondagem.
Para garantir a segurança no mar durante a sondagem, a plataforma está devidamente sinalizada com luzes, conforme os requisitos da Marinha do Brasil. A Marinha também emite avisos aos navegantes para orientar a comunidade marítima local e assegurar a segurança da navegação na Baía de Todos-os-Santos, antes da movimentação das embarcações e dos equipamentos envolvidos na sondagem.
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