O lucro líquido dos bancos brasileiros atingiu a marca de R$ 145 bilhões em 2023, revelando um aumento de 5% em comparação com o ano anterior. Entretanto, mesmo com o aumento nos lucros, a rentabilidade do sistema bancário caiu, registrando 14,1% no ano passado, uma queda de 0,6 ponto percentual em relação a 2022.
Segundo o Relatório de Economia Bancária divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (06/06/2024), a rentabilidade do sistema bancário, medida pelo Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE), apresentou uma leve redução em 2023, com uma distribuição heterogênea dentro do grupo das instituições financeiras (IFs) mais importantes do país. Esse declínio na rentabilidade está relacionado principalmente ao aumento de ativos problemáticos, resultando na necessidade de aumento das provisões nos últimos anos.
O relatório destaca que a concentração no Sistema Financeiro Nacional (SFN) continua diminuindo, com um aumento do grau de concorrência no mercado de crédito. A participação de mercado dos quatro maiores bancos – Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú – também diminuiu em todos os agregados contábeis, refletindo um aumento da participação das cooperativas de crédito e das instituições não bancárias.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




