O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, confirmou, nesta terça-feira (25/06/2024), a exoneração do diretor de Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago dos Santos. A decisão ocorre após a anulação do leilão para a importação de arroz, motivada por fragilidades detectadas no edital do certame.
Ao chegar ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Paulo Teixeira declarou que o governo procederá à substituição do diretor da Conab. Thiago dos Santos foi indicado pelo ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, que também deixou o governo recentemente. A saída de Geller está ligada a suspeitas de conflito de interesse envolvendo o leilão, já que uma das corretoras participantes pertence a um ex-assessor parlamentar de Geller e sócio de seu filho em outra empresa.
Em razão das fragilidades identificadas no edital, a compra de arroz foi cancelada. A decisão de anular o leilão realizado pela Conab no dia 6 de maio resultou no cancelamento da importação de 263,3 mil toneladas de arroz. As empresas participantes do leilão, representadas por corretoras em bolsas de Mercadorias e Cereais, só são reveladas ao final do processo.
O objetivo da importação é garantir o abastecimento e estabilizar os preços do arroz no mercado interno, que sofreram um aumento médio de 14%, chegando a 100% em algumas regiões, devido às inundações no Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano. O estado é responsável por cerca de 70% do arroz consumido no país, e a produção local foi severamente afetada tanto nas lavouras quanto nos armazéns, além de enfrentar problemas logísticos na distribuição.
Ainda não há uma data definida para a publicação do novo edital para a importação de 1 milhão de toneladas de arroz. Contudo, o governo anunciou que o novo edital incluirá mudanças nos mecanismos de transparência e segurança jurídica. Foram liberados mais de R$ 7 bilhões pelo governo para a aquisição do total previsto.
*Com informações da Agência Brasil.










Deixe um comentário