Nesta quinta-feira (27/06/2024), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação denominada Eurogolpes, destinada a desarticular uma organização criminosa internacional dedicada a fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. A ação envolveu o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e São Paulo. Além dessas medidas, a PF realizou o bloqueio de contas e bens, o recolhimento de passaportes e proibiu a saída do país de alguns investigados estrangeiros.
A investigação teve início com informações fornecidas pelos representantes de Portugal e Espanha da Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol), que repassaram os dados às autoridades brasileiras. Desde então, identificou-se a transferência de fundos ilícitos para o Brasil, onde eram supostamente investidos em bens de alto valor, como imóveis e veículos de luxo, numa tentativa de ocultar a origem criminosa dos recursos.
Segundo a PF, informações da Polícia Nacional da Espanha indicaram a participação de cidadãos brasileiros na ativação de quantias significativas de cartões presente que podem ser convertidos em Bitcoin, resultando em prejuízos financeiros estimados em mais de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 6 milhões) naquele país. Utilizando uma estrutura localizada especialmente em São Paulo e no Ceará, a organização lavava os recursos ilícitos obtidos em Portugal e na Espanha.
A polícia portuguesa, conforme informações da PF brasileira, já realizou dezenas de buscas domiciliares e prisões preventivas contra 26 indivíduos, em sua maioria brasileiros, suspeitos de fraudes bancárias que causaram um prejuízo estimado de 7 milhões de euros (cerca de R$ 41,2 milhões) a clientes portugueses.
Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa transnacional. As ações coordenadas entre as autoridades brasileiras, portuguesas e espanholas demonstram a eficácia da cooperação internacional no combate ao crime organizado.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




