Senado vota autorização para contratação da Embratur sem licitação

O plenário do Congresso Nacional se prepara para votar o Projeto de Lei (PL) 545/2024, que propõe autorizar órgãos públicos a contratarem a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) sem a necessidade de licitação. A medida, que está na pauta da sessão deliberativa de quarta-feira (05/06/2024), a partir das 14 horas, também prevê que a agência possa receber recursos do Orçamento da União, ampliando suas possibilidades de atuação.

O texto do PL 525/2024, da Câmara dos Deputados, inclui entre as atribuições da Embratur o apoio à preparação e organização de grandes eventos internacionais, visando impulsionar a imagem do Brasil no exterior. Para isso, a agência poderá ser contratada por órgãos e entidades da administração pública com dispensa de licitação, agilizando o processo de contratação em situações de urgência.

Além de permitir a contratação direta da Embratur, o projeto prevê que a agência possa receber recursos do Orçamento da União por meio de contrato de gestão assinado entre a Embratur e o Ministério do Turismo. A proposta também revoga um dispositivo da Lei 14.002/2020, que restringe o uso de recursos da Embratur exclusivamente para a promoção de turismo doméstico durante situações de estado de emergência.

O relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Marcelo Castro (MDB-PI), manifestou voto favorável, destacando que estruturas semelhantes à Embratur, como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), também não precisam seguir certos procedimentos licitatórios, garantindo agilidade aos processos.

Além do PL 545/2024, outros projetos estão na pauta da sessão deliberativa. O PL 454/2022, da Câmara, determina a divulgação e o compartilhamento de dados educacionais de forma anonimizada, enquanto o PL 1.108/2021 propõe a realização de campanhas permanentes sobre os riscos da automedicação no Sistema Único de Saúde (SUS). O debate promete ser intenso, com diferentes perspectivas sobre a necessidade de transparência nos processos de contratação e de conscientização sobre saúde pública.

*Com informações da Agência Senado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading