Neste sábado (15/06/2024), data em que se celebra o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Bahia destaca-se não apenas pelos desafios, mas também pelas ações significativas em prol do envelhecimento saudável. Com um crescimento exponencial da população idosa, o estado intensifica iniciativas para atender às necessidades crescentes deste grupo vulnerável.
Segundo dados do “Disque 100”, responsável por receber denúncias de agressões contra idosos, o Brasil enfrenta um aumento alarmante nos casos de violência, com mais de 74 mil queixas somente no primeiro semestre de 2024, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Diante desse cenário, medidas eficazes são urgentemente necessárias para proteger os direitos dos idosos.
Para enfrentar esse desafio, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem buscado inspiração internacional. A recente visita da secretária Roberta Santana a Paris, a convite da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), proporcionou um intercâmbio de experiências valiosas sobre políticas públicas voltadas para o envelhecimento.
“A nossa população idosa dobrou nos últimos 12 anos e fomos até a França para conhecer os programas franceses. São iniciativas importantes que nos ajudarão a planejar ações ainda mais eficazes para atender nossos idosos”, explicou Roberta.
Em solo baiano, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) desempenha um papel crucial. Localizado em Salvador, o Creasi oferece atendimento ambulatorial especializado, apoio a cuidadores e distribuição de medicamentos para doenças crônicas como Alzheimer e Parkinson. Em 2023, foram realizados mais de 106 mil procedimentos, incluindo consultas de geriatria, cardiologia, neurologia, psiquiatria e reumatologia, demonstrando seu impacto na vida dos idosos baianos.
“Há 25 anos, o Creasi se compromete a cuidar dos nossos idosos na rede pública. Sabemos da nossa importância e estamos constantemente buscando melhorias para ampliar nosso atendimento à população baiana”, afirmou Helena Pataro Noaves, diretora da instituição.
Além do Creasi, a Sesab coordena ações intersetoriais para monitorar e apoiar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em todo o estado. Essas iniciativas incluem desde o cadastramento até o treinamento das equipes e a implementação de protocolos de cuidado, contribuindo significativamente para menores taxas de mortalidade por COVID-19 entre os residentes dessas instituições, comparado a outros estados brasileiros.
Embora esses esforços sejam essenciais, a violência contra idosos continua sendo um desafio complexo que requer o engajamento de toda a sociedade. Governos, organizações não-governamentais e a população em geral devem unir esforços para garantir que os direitos dos idosos sejam respeitados e protegidos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




