BAMIN entrega etapa da obra da FIOL 1

Passagem Inferior da BA-262, em Ilhéus, marca avanço significativo na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
Passagem Inferior da BA-262, em Ilhéus, marca avanço significativo na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

As obras do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) avançam no lote 1F com a entrega da primeira obra de arte de engenharia (OAE) executada em sua totalidade pela BAMIN, a Passagem Inferior (PI) da BA-262, localizada em Ilhéus, próxima à divisa com Uruçuca.

A conclusão desta etapa coincide com a celebração de um ano desde o início oficial das obras, em cerimônia realizada no mesmo local onde está instalada a PI, que contou com a presença do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de outras autoridades e de colaboradores da BAMIN.

O Gerente Geral de Implantação de Ferrovia da BAMIN, Marcelo Augusto, destaca que “desde o início, esta obra, aparentemente simples, nos trouxe muitos desafios. Precisamos construir um desvio para que o fluxo na rodovia não ficasse comprometido, com o mesmo padrão de pavimentação e todos os requisitos de segurança necessários”.

O cuidado com o meio ambiente e o diálogo constante com a população também foram cruciais para o avanço do projeto. Marcelo Dultra, Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades da BAMIN, afirma que “a parceria entre o trabalho de engenharia e as áreas de meio ambiente e social é fundamental para o atendimento das condicionantes previstas no licenciamento do projeto e, principalmente, para o bom relacionamento com as pessoas que vivem por aqui, respeitando suas rotinas, sua cultura e os aspectos naturais da região”.

Além da finalização da PI da BA-262, estão previstos para os próximos meses outros importantes avanços nas obras da FIOL 1, como o lançamento das vigas da ponte sobre o Rio Mocambo, terraplenagens e etapas da ponte sobre o Rio Almada e o viaduto sobre a BR-101.

A BAMIN está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio no Brasil, que inclui a Mina Pedra de Ferro, na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: o terminal de águas profundas Porto Sul, em Ilhéus, e o trecho 1 da FIOL 1, que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão.

Passagem Inferior da BA-262, em Ilhéus, marca avanço significativo na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.


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