CFM alerta sobre riscos de procedimentos estéticos invasivos realizados por não médicos

Na quinta-feira (04/07/2024), o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu um alerta sobre os riscos associados a procedimentos estéticos invasivos realizados por indivíduos sem formação médica, após a morte de uma modelo e influencer em Brasília devido a complicações decorrentes de um implante de PMMA nas nádegas. O procedimento foi realizado por uma pessoa sem qualificação médica, juntando-se a uma série de casos similares de complicações graves e até fatais.

O CFM destacou que, conforme a Lei 12.842/2013, apenas médicos possuem a autorização legal e o preparo técnico necessário para realizar procedimentos que envolvam a invasão do corpo humano além das camadas superficiais da pele. Médicos também são treinados para lidar com emergências e tratar imediatamente possíveis complicações.

A nota do CFM reiterou que procedimentos estéticos invasivos devem ser precedidos de consulta médica e exames específicos, a fim de minimizar os riscos de complicações. Além disso, esses procedimentos devem ser realizados exclusivamente em locais que atendam às exigências da Vigilância Sanitária e do CFM.

Como orientação à população, o CFM recomendou que pacientes interessados em intervenções estéticas verifiquem se o profissional é realmente médico, utilizando o campo “Busca de Médicos” no site do CFM (portal.cfm.org.br). Este procedimento pode proteger os pacientes de profissionais não qualificados.

O CFM expressou solidariedade às vítimas de atendimentos realizados irregularmente por não médicos e suas famílias, e exigiu das autoridades medidas urgentes para garantir a conformidade com a legislação vigente. A autarquia chamou a atenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, do Ministério Público e da Polícia Civil para adotarem estratégias urgentes que impeçam novos casos de danos e mortes.

O comunicado do CFM enfatizou que as autoridades públicas precisam assumir sua responsabilidade na prevenção desses abusos que têm causado sérios riscos à saúde e à vida da população.

“Esse é o apelo do CFM e dos CRMs às autoridades”, conclui o documento.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading