Deputado Hassan celebra 62 anos de emancipação de Itamari

Nesta quinta-feira (18/07/2024), Itamari celebrou 62 anos de emancipação política, um marco significativo na história do município, que foi desmembrado de Gandu e elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº. 1725, de 18 de julho de 1962. O deputado municipalista Hassan (PP) destacou a importância dessa data ao registrar uma moção de congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). No documento, o parlamentar sublinhou a força e hospitalidade dos itamarienses, além de elogiar o trabalho do prefeito Dr. Tom no fortalecimento e desenvolvimento do município e da região.

“Celebro essa data com alegria, saudando a população e suas lideranças políticas”, afirmou Hassan.

Historiadores relatam que a região de Itamari era originalmente composta por florestas tropicais, integrando a Mata Atlântica do Sul da Bahia. Inicialmente habitada por índios da tribo Pataxós e alguns posseiros invasores, a área passou a ser cultivada com plantas leguminosas para subsistência. A extração de madeira-de-lei nos fins do século XIX e início do século XX contribuiu para a formação do Arraial de Tabocas, em terras pertencentes ao sistema de sesmarias e adquiridas pela família Freire.

A formação administrativa de Itamari iniciou-se com a criação do distrito homônimo através da Lei Estadual nº. 628, de 30 de dezembro de 1953, subordinado ao município de Ituberá. Posteriormente, em 28 de julho de 1958, o distrito foi transferido para o município de Gandu pela Lei Estadual nº. 1008. Finalmente, em 18 de julho de 1962, Itamari foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº. 1725, desmembrando-se de Gandu.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading