O Governo da Bahia e o Consórcio Enseada-Tenenge firmaram um protocolo de intenções visando a reativação do Estaleiro em Maragogipe. A assinatura do documento ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) na quarta-feira (10/07/2024). O consórcio pretende retomar as atividades operacionais do estaleiro, estabelecendo uma linha de montagem para a fabricação de balsas mineraleiras e graneleiras destinadas a um cliente do setor de mineração.
O projeto, que prevê um investimento de R$ 9 milhões, tem como meta produzir 80 unidades em três anos. A iniciativa deverá gerar mais de 500 empregos diretos e cerca de 2.500 empregos indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município e da região do Recôncavo Baiano.
Durante a cerimônia de assinatura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, destacou a importância da reativação do estaleiro para Maragogipe e todo o Recôncavo. Segundo Almeida, no auge de suas operações em 2012, a Enseada empregou mais de 7 mil pessoas e triplicou o PIB de Maragogipe, além de atrair empresas para a região e promover a qualificação da mão de obra local. O secretário ressaltou o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues e do governo estadual em revitalizar a indústria naval na região.
Mário Moura, diretor Industrial da Enseada e representante do Consórcio, salientou a relevância do Programa Estadual de Incentivos à Indústria de Construção Naval (PRONAVAL) para a competitividade da empresa, tanto no mercado nacional quanto internacional. Moura afirmou que o programa é essencial para a viabilidade da retomada das operações e que a empresa está na etapa final para assinar o contrato com o cliente e aguardar os recursos do Fundo da Marinha Mercante.
A expectativa é grande entre a sociedade, a comunidade local, o governo estadual e os estudantes pela retomada das atividades da construção naval e offshore na Enseada, que foi projetada para ser um dos maiores estaleiros da América Latina. Com mais de um bilhão de dólares já investidos no ativo, o potencial para geração de empregos e arrecadação de impostos é elevado. Moura expressou esperança de que a Enseada possa retornar ao patamar planejado originalmente.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




