Governo Jerônimo entrega pavimentação e faixas laterais do Aeroporto de Porto Seguro

Porto Seguro, um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia, recebeu um importante reforço no setor de infraestrutura aeroportuária. O Governo do Estado entregou a pavimentação da pista e faixas laterais do aeroporto local, em uma cerimônia realizada neste domingo (30/06/2024), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

A obra, que contou com um investimento de R$ 21,770 milhões, incluiu a pavimentação asfáltica e a ampliação da pista do aeroporto, agora com 2 mil metros de comprimento e 45 metros de largura, permitindo o pouso e decolagem de aeronaves de maior porte. Executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a melhoria garante que o aeroporto atenda às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Nós estamos entregando, hoje, a conclusão de uma pista do aeroporto de Porto Seguro que responde a todas as demandas da Anac. Foi feito um TAC [termo de ajustamento de conduta], nós cumprimos, viemos aqui e nos comprometemos que nós não perderíamos voos por esse motivo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a inauguração.

Com a obra concluída, o superintendente de Infraestrutura de Transportes (SIT), Saulo Pontes, destacou que o número de voos diários será ampliado de 14 para 33, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros, especialmente com a liberação da pista para voos noturnos, atendendo à demanda das férias escolares.

Porto Seguro, distante 700 quilômetros de Salvador, é a porta de entrada para a Costa do Descobrimento, região rica em atrativos naturais como praias, baías, recifes de coral, manguezais e rios navegáveis. O aeroporto atualmente opera dois voos internacionais diretos para Buenos Aires, capital da Argentina, pela companhia aérea Gol, e a partir de 6 de julho, uma terceira linha será operada pela Aerolíneas Argentinas.

O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, enfatizou a importância da obra para o setor turístico da região: “é um reforço para toda demanda que a zona turística Costa do Descobrimento requer. Está ligado a 16 destinos nacionais, além da ligação direta com Salvador. Isso tudo demandou essas obras que o governo aqui faz, que facilitam a chegada de turistas em Porto Seguro”.

Segundo a Concessionária Sinart, que administra o aeroporto, aproximadamente 2 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram pelo terminal em 2023, consolidando a movimentação de passageiros no território baiano, perdendo apenas para Salvador. Nos primeiros quatro meses deste ano, a Bahia registrou um crescimento de 48,5% na atração de turistas estrangeiros, seis vezes acima da média nacional de 7,4%.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading