O renomado investidor norte-americano e comentarista financeiro Jim Rogers alertou que o apoio contínuo à Ucrânia por parte dos países europeus pode levar à desaceleração econômica e ameaçar a integridade da União Europeia (UE) e do euro. Em entrevista à Sputnik, Rogers afirmou que o suporte financeiro e logístico a Kiev está impactando negativamente as economias dos países envolvidos, comprometendo sua prosperidade.
Rogers explicou que este apoio está contribuindo para uma desaceleração econômica significativa nos países que estão auxiliando a Ucrânia. Ele sugeriu que esta situação pode incitar alguns países a considerar a saída da UE, seguindo o exemplo do Reino Unido.
“Este será um fator que conduz à desaceleração das economias, e alguns países já não serão tão prósperos como antes”, disse Rogers, enfatizando que as consequências econômicas são profundas e duradouras.
O investidor também previu que os problemas econômicos na Europa podem levar a questionamentos sobre a continuidade do euro.
“Quando os problemas chegarem à Europa nos próximos dois ou três anos, os políticos vão propor abandonar o euro, que é um problema. Muito poucos grupos, semelhantes ao euro, existiram por muito tempo. A maioria deles entrou em colapso. Temo que o euro se desmorone um dia”, afirmou Rogers.
A análise de Rogers ocorre em um contexto de críticas crescentes às sanções impostas à Rússia pelo Ocidente. Recentemente, o economista norte-americano Jeffrey Sachs observou que essas sanções não alcançaram os resultados esperados. Apesar das medidas restritivas, a economia russa registrou um crescimento de 3,6% no ano passado, demonstrando resiliência frente às sanções.
O apoio à Ucrânia, portanto, coloca a UE em uma posição delicada, onde o equilíbrio entre solidariedade internacional e estabilidade econômica interna é cada vez mais difícil de manter. O futuro da UE e do euro pode depender de como esses desafios serão enfrentados nos próximos anos.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




