A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a grave situação enfrentada por refugiados sudaneses no Chade, onde a fome, doenças e violência afetam essas populações em condições similares às do Sudão. A representante da OMS no Sudão, Shible Sahbani, fez essa declaração em Porto Sudão, enfatizando a crise na região de Darfur, onde mais de 800 mil pessoas estão isoladas e sem acesso a serviços essenciais.
Sahbani destacou que os relatos dos refugiados indicam a fome como o principal fator de sua fuga. Uma mulher, que chegou a Adré, no Chade, mencionou que combatentes tomaram a comida produzida em Darfur, forçando muitas pessoas a deixar seus vilarejos e realizar uma jornada de três dias sem alimentação. A OMS fez um apelo por uma resposta urgente para atender as necessidades de saúde dos deslocados em ambos os lados da fronteira.
A agência sublinhou que a resposta humanitária ao Sudão está subfinanciada, com apenas 26% do total do Plano de Resposta Humanitária e 36% dos recursos necessários para atender às demandas deste ano. A equipe da OMS em Adré está avaliando as necessidades de saúde dos refugiados e retornados, visando melhorar a distribuição de suprimentos médicos e fortalecer a vigilância de surtos de doenças.
Com a aproximação da estação chuvosa, as dificuldades para a ajuda humanitária tendem a aumentar. A OMS reiterou a necessidade de ação imediata e de um cessar-fogo para evitar a escalada da crise humanitária e para atender às necessidades de saúde das populações afetadas.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




