Nesta quinta-feira (11/07/2024), o Escritório da ONU de Assistência Humanitária (Ocha) destacou que a ordem de Israel para que os habitantes deixem a Cidade de Gaza agravará o sofrimento em massa das famílias palestinas. A entidade ressalta que muitas dessas pessoas já foram deslocadas diversas vezes anteriormente.
As novas diretrizes emitidas pelo exército israelense, na quarta-feira, afetaram várias partes da cidade. Segundo o Ocha, é essencial que os civis sejam protegidos e que suas necessidades básicas sejam atendidas, independentemente de decidirem fugir ou permanecer nas áreas abrangidas pelas ordens de evacuação. A ONU solicita que todas as partes envolvidas respeitem o direito internacional humanitário em todos os momentos.
Em comunicado separado, a Agência das Nações Unidas para Assistência a Refugiados Palestinos (Unrwa) chamou a atenção para as condições terríveis em que os deslocados vivem em Gaza. A representante de comunicação da Unrwa, Louise Wateridge, relatou em redes sociais sobre o grande acúmulo de suprimentos médicos nos pontos de travessia, esperando para chegar aos destinatários.
Desde o início dos ataques do grupo Hamas e a subsequente ofensiva militar israelense, a Unrwa documentou 453 ataques que impactaram suas instalações e as pessoas vivendo dentro delas. Estima-se que dois terços das escolas em Gaza foram atingidos, resultando na morte de pelo menos 524 pessoas que buscavam abrigo nessas instalações. A violência e as restrições de acesso deslocaram quase 1,4 mil pessoas, incluindo 660 crianças.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) continua distribuindo roupas infantis e suprimentos essenciais para mães e crianças em dificuldades. Mais de 120 mil menores já receberam biscoitos e suplementos altamente energéticos, distribuídos em cooperação com as autoridades de saúde palestinas.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




