Na manhã desta quarta-feira (17/07/2024), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, deram as boas-vindas a médicos baianos que integram o programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. A abertura do Módulo de Acolhimento e Avaliação do programa ocorreu no auditório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com painéis, palestras e o anúncio de novidades e vagas previstas no novo edital.
Em Salvador, 1.466 médicos participaram do acolhimento, sendo 145 de forma presencial (provenientes de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas) e os demais de forma online, abrangendo 355 municípios. Esses novos profissionais se juntam aos 21 mil médicos em atuação pelo programa em todo o Brasil.
Durante o evento, o governador agradeceu aos médicos pela disponibilidade e reforçou a importância da atenção básica na prevenção e cuidado com a família, destacando a atuação em comunidades rurais, indígenas e urbanas. Rodrigues ressaltou o compromisso com a saúde das pessoas e com o Sistema Único de Saúde (SUS), mencionando a colaboração entre municípios, estado, união e universidades, além de destacar os investimentos contínuos na construção de unidades de saúde e no fortalecimento das políticas públicas.
Os médicos iniciaram suas atividades em 2023, atuando em 355 municípios baianos, o que representa uma cobertura de 86% das localidades atendidas, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde. A secretária Roberta Santana explicou que o acolhimento é um momento importante para aproximar os profissionais da comunidade, das regiões e dos municípios, além de fornecer acesso aos dados indicadores de saúde e definir estratégias de atuação, especialmente em locais de vulnerabilidade social.
Entre os presentes estava Herbert de Souza Carvalho, médico formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 2020, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Bate Coração, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Carvalho destacou que seu primeiro contato com o programa foi durante a pandemia, quando decidiu atuar na linha de frente. Ele explicou que a formação humanística na Ufba o motivou a escolher a carreira de médico de Saúde da Família e a participar do programa Mais Médicos.
Participaram virtualmente do evento o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, e o coordenador-geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Educação, Francisco Assis.
Novo Edital
Com o objetivo de expandir e manter o programa, o Ministério da Saúde lançou um novo edital com 3,1 mil vagas, sendo 246 destinadas à Bahia, para atender 138 municípios. O novo edital inclui cotas para pessoas com deficiência (9%) e 20% para grupos étnico-raciais (negros, quilombolas e indígenas), reforçando o compromisso com a inclusão e a equidade.
Atualmente, 49,42% dos profissionais do programa se identificam como pretos ou pardos. A expectativa é que o fortalecimento da Atenção Primária alcance uma cobertura de 90% na Bahia após o novo edital, disponível para acesso no site oficial do programa.
Sobre o Programa Mais Médicos
O programa Mais Médicos (PMM) é uma iniciativa do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, destinada a melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Além de fornecer médicos para áreas com escassez ou ausência desses profissionais, o programa visa reorganizar a oferta de vagas de graduação e residência médica, qualificando a formação dos profissionais. O PMM busca atender às emergências no atendimento básico ao cidadão e garantir um atendimento qualificado no futuro para os usuários do SUS. Podem participar do programa médicos formados em Instituições de Educação Superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil e médicos estrangeiros com habilitação para exercer a medicina no país.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




