Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde do Centro Baiano, localizado em Feira de Santana, asseguraram uma vaga na Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia da Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa (MOCITEPIAL). O evento ocorrerá de 6 a 8 de novembro de 2024, em Arapiraca, no Estado de Alagoas. Os alunos apresentarão o projeto “Visita de estudantes ao Museu Antares de Ciência e Tecnologia, na perspectiva da aprendizagem interdisciplinar de Astronomia”, desenvolvido como uma metodologia de aprendizagem para integrar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a Educação Profissional e Tecnológica.
Criado pelos estudantes Ana Carolina Ferreira Machado, de 18 anos; Cláudio de Jesus Santana, de 20 anos; e Flávio Coutinho Pimenta, de 17 anos, o projeto tem como objetivo analisar como a visita de estudantes a espaços de múseus, aliada a trabalhos teóricos e práticos, reflete na aprendizagem de temas relacionados à Astronomia. Os estudantes realizaram um estudo qualitativos e quantitativos, de caráter exploratório, com 11 estudantes do Ensino Médio.
“Preparamos um questionário para entender como a aprendizagem interdisciplinar dos estudantes se processa durante a visita e analisamos se os alunos fizeram alguma correlação entre o ambiente dos museus e a Astronomia. A partir disso, criamos gráficos para analisar os resultados”, explicou Cláudio.
Inicialmente, o projeto foi selecionado e apresentado na MILSET Brasil 2024. Durante a cerimônia de premiação deste evento, eles foram credenciados para participar do MOCITEPIAL 2024. Além dessa mostra, o projeto foi classificado em primeiro lugar na categoria Ciências Exatas da Etapa Territorial da 11ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia, promovida pelo Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão (NTE 19). Este reconhecimento destaca a excelência e a relevância da pesquisa realizada pelos estudantes.
Para o professor-orientador Rodrigo de Queiroz Oliveira, ver o projeto dos seus alunos ser exibido em uma mostra científica em outro Estado é uma experiência gratificante.
“É prazeroso oportunizar a iniciação científica na Educação Básica, buscando atrair estudantes baianos para a carreira científica. Além disso, desejamos estimular visitas a museus espalhados pela Bahia”, comentou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




