Elisangela dos Santos Araújo nasceu em 29 de agosto de 1973, no município de Valente, situado no semiárido do nordeste baiano. Desde cedo, engajou-se nas lutas das comunidades rurais, influenciada pela Teologia da Libertação da Igreja Católica, onde encontrou sua conexão com o Partido dos Trabalhadores (PT). Após ter trabalhado em Brasília, durante os Governos Lula e Dilma Rousseff , ela regressou a Bahia e fixou residência em Feira de Santana, quando foi nomeada, em 1º de janeiro de 2023, pelo governador Jerônimo Rodrigues Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPMBA). Suplente de deputada federal pelo PT da Bahia, em 23 de julho de 2027, Elisangela Araújo foi anunciada pelo deputado federal José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT) que ela assumira o mandato, porque ele estava se afastado para disputar o comando da Prefeitura de Feira de Santana nas Eleições de 2024.
Sua militância começou nas comunidades de base rurais e logo se estendeu para a política sindical. Elisangela assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de São Domingos, além de atuar como Diretora Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Bahia. No cenário nacional, ela ocupou a Diretoria Executiva da CUT por três mandatos consecutivos e foi secretária-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT).
Em 2014, Elisangela lançou sua primeira candidatura à Câmara dos Deputados Federais, obtendo mais de 31 mil votos. Quatro anos depois, em 2018, sua votação aumentou para 64.239 votos. Em 2022, na sua terceira tentativa, recebeu mais de 73 mil votos, posicionando-se como suplente.
Atualmente, Elisangela é Secretária da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, onde trabalha para promover a igualdade de gênero e fortalecer os direitos das mulheres no estado. Sua atuação não se limita à secretaria; ela também foi uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Agrário do Governo de Transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, e atuou como assessora no mandato do senador Jaques Wagner (PT).
O envolvimento de Elisangela com o Partido dos Trabalhadores se intensificou ao longo dos anos. Ela foi secretária Agrária Nacional do PT, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento agrário e a luta por melhores condições para os trabalhadores rurais. Sua trajetória é marcada pela dedicação às causas sociais e pela busca por justiça e igualdade no campo e na cidade.
Mudança na SPMBA
A substituição de Zé Neto por Elisângela Araújo na Câmara dos Deputados está sendo vista internamente como uma continuidade da representação de Feira de Santana no Congresso Nacional, já que Elisângela, além de ser agricultora, também reside na cidade.
Com a mudança, Elisângela Araújo deixará cargo na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPMBA) e será substituída de forma interina pela chefe de gabinete da pasta, Aldinha Sena. O Partido dos Trabalhadores (PT) ainda busca indicar um novo nome mais ativo na legenda para assumir a vaga na SPM, uma decisão que dependerá da concordância do governador Jerônimo Rodrigues.

Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




