Reforma tributária impulsionará investimentos e exportações, diz Geraldo Alckmin

O Brasil alcançou a posição de oitava maior economia do mundo em 2024 e apresenta indicadores econômicos promissores, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira (25/07/2024), durante o Fórum de Comércio e Inovação Coreia-ALC, realizado no Rio de Janeiro. Alckmin destacou a redução do risco país de 254 para 160 pontos, a queda da inflação de 4,5% para 3,7%, a diminuição do desemprego de 8,3% para 7,1%, e a aprovação da reforma tributária.

Segundo Alckmin, a reforma tributária simplifica o sistema fiscal e incentiva investimentos e exportações ao eliminar a cumulatividade. Ele mencionou um estudo do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea) que prevê um aumento de 12% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de 14% nos investimentos e de 17% nas exportações nos próximos 15 anos. Alckmin ressaltou que a reforma desonera completamente os investimentos e as exportações, o que deve proporcionar um impulso significativo à economia brasileira.

Além disso, Alckmin apontou a entrada da Bolívia no Mercado Comum do Sul (Mercosul) como um fator positivo, destacando que o Brasil representa metade do PIB da América do Sul. Ele identificou várias áreas de oportunidade para investimentos, como energias renováveis, hidrogênio de baixo carbono, Combustível Sustentável de Aviação (SAF), complexo industrial da saúde, setor aeronáutico e, especialmente, tecnologia.

Em colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Eximbank da Coreia do Sul, Alckmin demonstrou confiança no avanço do país nessas áreas. Ele reforçou o compromisso do Brasil com a democracia e o desenvolvimento.

O vice-presidente expressou satisfação em participar do fórum promovido pela Coreia do Sul, país com o qual o Brasil mantém 65 anos de relações diplomáticas e uma sólida parceria comercial e de investimentos. Empresas coreanas de grande porte, como a Hyundai, estão estabelecidas no Brasil, com fábricas em Piracicaba e Araraquara, no estado de São Paulo.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading