Reforma Tributária isentará exportações de tributos no Brasil

A reforma tributária brasileira, atualmente em tramitação, pretende resolver problemas históricos relacionados à desoneração das exportações, que frequentemente permanecem apenas no plano teórico devido a distorções no sistema tributário vigente. De acordo com Mário Sérgio Telles, superintendente de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a desoneração das exportações é dificultada pela cumulatividade dos tributos, como o ISS. Neste sistema, tributos pagos ao longo da cadeia produtiva não podem ser recuperados pelas empresas exportadoras, resultando em um resíduo tributário que inviabiliza a real isenção.

Telles aponta que, além da impossibilidade de recuperação de créditos, há atrasos significativos nas restituições dos impostos pagos, como PIS/Cofins e ICMS. Estima-se que cerca de R$ 50 bilhões em créditos de PIS/Cofins e R$ 170 bilhões em créditos de ICMS estão pendentes de devolução pelos fiscos federal e estaduais, respectivamente.

A reforma tributária propõe mudanças significativas. No novo sistema, as exportações serão isentas da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que substitui impostos como IPI, PIS e Cofins, e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substitui ICMS e ISS. A reforma introduz a não cumulatividade plena, permitindo que empresas exportadoras se apropriem dos créditos de tributos recolhidos pelos seus fornecedores e recebam devolução de saldos credores em até 75 dias, conforme Telles.

O relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), enfatiza que a reforma alinha o Brasil às práticas internacionais recomendadas, eliminando a tributação sobre exportações e devolvendo créditos acumulados. Lopes projeta que, com a reforma, a produtividade das empresas brasileiras poderá aumentar em até 16%, dependendo da extensão da cadeia produtiva.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading