Salvador, capital da Bahia, é reconhecida por possuir cinco das melhores praias do Brasil, segundo um ranking divulgado pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIFPLAYAS). A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, situada na Ilha dos Frades, foi eleita a segunda melhor praia do país. Outras praias de Salvador que se destacaram no ranking são Farol de Itapuã (15º), Placaford (20º), Porto da Barra (23º) e Ribeira (26º).
O ranking integra a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas, lançada em 2021, com o objetivo de reverter a degradação dos ecossistemas globais. O CIFPLAYAS avaliou 123 praias em 13 países, classificando-as como urbanas, de vilarejo ou rurais. Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe ocupa a primeira posição na categoria vilarejo, descrita como uma praia de areia com cerca de 500 metros, águas mornas e cercada por Mata Atlântica.
Além de Salvador, a Bahia se destaca com a Praia do Forte e a 2ª Praia de Morro de São Paulo, ocupando o 2º e 3º lugar na categoria vilarejo. No ranking mundial, as praias urbanas de Salvador foram classificadas em posições notáveis: Farol de Itapuã (36º), Placaford (67º), Porto da Barra (80º) e Ribeira (90º).
Márcio Franco, diretor de turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), atribui as boas classificações ao trabalho conjunto entre poder público e sociedade civil. Segundo Franco, investimentos em infraestrutura, segurança e conscientização ambiental resultam em praias mais limpas e seguras, beneficiando tanto moradores quanto turistas.
A pesquisa do CIFPLAYAS envolveu 46 avaliadores, incluindo oceanógrafos, engenheiros, geógrafos, químicos e educadores, utilizando uma metodologia científica para a classificação das praias. O relatório destaca que muitos rankings encontrados on-line são baseados em critérios subjetivos, enquanto o Ranking de Melhores Praias utiliza uma estrutura de priorização com indicadores específicos.
Os critérios de avaliação são divididos em quatro domínios: recreação, proteção, conservação e sanitária. A estrutura de priorização considera infraestrutura para diversão, preservação do meio ambiente, biodiversidade e impactos do lixo e da poluição, fornecendo uma visão abrangente dos pontos fortes e fracos de cada praia.
Confira imagens
This slideshow requires JavaScript.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




