Nesta quarta-feira (24/07/2024), Salvador recebeu o navio MSC Orion, com 366 metros de comprimento e 16 metros de calado. Com capacidade para transportar 15 mil contêineres, é a primeira embarcação desse tipo a navegar na Baía de Todos-os-Santos. A chegada do supernavio inaugura uma rota logística direta entre a Bahia e a Ásia, considerada um marco significativo para a economia local.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec), Mila Paes, ressaltou a importância dessa conexão direta com a Ásia, especialmente com a China, para a expansão do setor logístico e de exportação da cidade. A secretária acompanhou a chegada do navio no terminal de contêineres em Água de Meninos, destacando os benefícios que a nova rota trará para toda a cadeia logística da capital baiana.
Mila Paes também mencionou os esforços municipais para estimular o setor, incluindo programas de qualificação de mão de obra como o “Treinar para Empregar” e incentivos fiscais para o desenvolvimento de novos polos logísticos em regiões estratégicas de Salvador, como Valéria, Pirajá, Barros Reis e Paripe. Esses incentivos incluem isenção ou dispensa do pagamento de ITIV, além de redução de alíquotas de ISS e IPTU para empreendimentos ampliados ou novos.
O Porto de Salvador é o segundo do Brasil a receber autorização da Capitania dos Portos da Bahia para operar navios de até 366 metros. A rota com a Ásia será regular, com saídas semanais, fortalecendo as relações comerciais não apenas com a China, mas com mercados de todo o Extremo Oriente. Essa conexão permitirá uma integração mais eficiente das regiões Norte e Nordeste do país, oferecendo alternativas logísticas aos desafios atuais enfrentados pelas cadeias de suprimentos no Centro-Oeste e Sudeste.
Os segmentos de exportação que mais se beneficiarão desta linha direta incluem algodão baiano, carne, frutas, celulose, químicos e petroquímicos. Nas importações, setores como energia renovável, químicos e petroquímicos, automotivo, fertilizantes e eletroeletrônicos ganharão competitividade.
Demir Lourenço, diretor-executivo do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador, afirmou que a cidade agora faz parte da rota dos maiores navios do mundo, o que evidencia a posição de destaque que Salvador vem conquistando, beneficiando uma ampla cadeia de produtores e indústrias dentro e fora da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




