A Bahia registrou uma redução de 13% nas mortes violentas no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. A informação foi divulgada pelas autoridades de Segurança Pública nesta quarta-feira (17/07/2024) no Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia.
De acordo com os dados apresentados, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) contabilizou 2.208 mortes violentas nos primeiros seis meses de 2024. Em comparação, no mesmo período de 2023, foram registradas 2.534 ocorrências. A redução representa a preservação de 326 vidas em relação ao ano anterior.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, comentou que a redução de mortes violentas em 2023 foi de 6% e que, no primeiro semestre de 2024, o índice caiu em 13%. Werner atribuiu os resultados ao esforço contínuo das forças policiais e ressaltou que os meses de maio e junho apresentaram os menores números de mortes violentas dos últimos 12 anos, com 347 e 282 casos, respectivamente. Ele destacou que a integração entre as Forças de Segurança, as ações de inteligência e os investimentos são fundamentais para a continuidade da redução.
A delegada-geral, Heloísa Brito, destacou a importância das grandes operações realizadas pela polícia judiciária, como a operação Unum Corpus. Brito afirmou que as prisões resultantes dessas operações, juntamente com o aumento no número de inquéritos instaurados, contribuíram para a redução dos crimes letais e intencionais.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, destacou a atuação da Polícia Militar em todos os 417 municípios da Bahia, enfatizando que a presença policial nas ruas é essencial para a retirada de armas ilegais e drogas de circulação, o que contribui para a redução dos crimes violentos.
O evento de apresentação dos números contou com a presença da diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica, perita criminal Ana Cecília Bandeira, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini.
As estatísticas também mostraram diminuições significativas em crimes contra o patrimônio, incluindo uma redução de 85% nos roubos a bancos, 5% nos furtos de veículos e 16% e 32% nos roubos de veículos e ônibus, respectivamente. Além disso, as ações de inteligência e repressão resultaram na prisão de 9.407 criminosos, na localização de 55 líderes de facções, e na apreensão de 2.973 armas de fogo, incluindo 40 fuzis. A polícia também apreendeu três toneladas de drogas, desarticulou 10 laboratórios de entorpecentes e erradicou 245 mil pés de maconha.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




