O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizará uma cerimônia na próxima sexta-feira (05/07/2024), às 9:30, para homenagear o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco com a aposição de sua fotografia na Galeria de Ex-Presidentes. O evento acontecerá no Átrio da Corte, no Edifício-sede do TJBA, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contará com a presença da Presidente do TJBA, Cynthia Maria Pina Resende.
O Desembargador Nilson Soares Castelo Branco exerceu o mandato de Presidente do Judiciário baiano no biênio 2022-2024. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em 1979, ele se especializou em Direito Público pela Universidade Salvador (UNIFACS). Em sua trajetória acadêmica, atuou como Professor de Ética Profissional e Deontologia Jurídica na Faculdade de Direito da Universidade Salvador em 2008.
Antes de ingressar no TJBA, Nilson Soares Castelo Branco atuou como advogado nas esferas Eleitoral, Civil e Administrativa até 2010. No mesmo ano, ingressou como Desembargador no TJBA, ocupando a vaga destinada ao quinto constitucional da advocacia. Durante sua carreira no Tribunal, atuou na Segunda Turma da Primeira Câmara Criminal e na Seção Criminal, além de ter presidido a Primeira Câmara Criminal em 2011.
Ele também foi Diretor da Escola dos Magistrados da Bahia no biênio 2018-2020 e Diretor-Geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp) e da Escola Superior de Magistrados e Servidores (MASB) no biênio 2020-2022. Presidiu a Comissão Permanente de Segurança do TJBA nos biênios 2012-2014 e 2020-2022, além de ter presidido o Comitê Gestor do Fundo de Segurança de Magistrados da Bahia (FUNSEG-BA) de fevereiro a agosto de 2020 e novamente no biênio 2022-2024.
O Desembargador foi amplamente reconhecido por sua atuação exemplar na Magistratura baiana. Em 2014, a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) lhe concedeu a Comenda 2 de Julho. Em 2023, foi agraciado pela Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) com a Medalha Wilton de Oliveira e Souza, bem como pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Thomé de Souza. Em 2024, foi congratulado pelo Ministério Público do Estado da Bahia com o Prêmio JJ Calmon de Passos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




