O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, está em missão no Chile, participando de encontros bilaterais com diversas autoridades do setor aéreo, com o objetivo de desenvolver a aviação brasileira e ampliar a oferta de voos internacionais. A comitiva brasileira é liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e as reuniões ocorrem nesta segunda e terça-feira (5 e 6/08/2024) em Santiago.
Como resultado das discussões, a companhia aérea de baixo custo JetSmart anunciou novos voos entre Brasil e Chile. Estuardo Ortiz, CEO da empresa, reafirmou o interesse em expandir as operações, que atualmente incluem rotas entre Santiago e várias cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Florianópolis, São Paulo e Curitiba. A JetSmart opera 70 rotas na América do Sul, conectando sete países.
Durante as reuniões, Silvio Costa Filho destacou os esforços do Ministério de Portos e Aeroportos para flexibilizar o mercado aéreo, assegurando um ambiente jurídico sólido e promovendo a livre oferta de produtos e serviços. Sob orientação do presidente Lula, o ministério tem dialogado com várias companhias aéreas para aumentar o transporte aéreo no Brasil, o que deve resultar em mais voos, maior concorrência e redução dos preços das passagens.
Para garantir a expansão do modal aéreo, Costa Filho trabalha em conjunto com o Congresso Nacional. Nas próximas semanas, o parlamento brasileiro deverá aprovar linhas de crédito para empresas aéreas, permitindo a nacionalização da frota de aviões com maior participação de aeronaves da Embraer. Costa Filho ressaltou a importância do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) como uma alternativa de financiamento essencial para superar os desafios enfrentados pela aviação civil desde a pandemia de Covid-19.
O Chile é o quarto destino mais procurado por turistas brasileiros, atrás dos Estados Unidos, Argentina e Portugal. Em 2023, cerca de 2 milhões de passageiros foram transportados entre os dois países, retornando aos níveis pré-pandemia. No primeiro semestre de 2024, aproximadamente 1,4 milhão de pessoas viajaram entre Brasil e Chile, com a rota Santiago-Guarulhos sendo a mais movimentada no mercado internacional, totalizando 678 mil viajantes.
Nos encontros bilaterais, o Governo Federal enfatizou a importância da indústria da aviação brasileira, representada pela Embraer, para o fortalecimento do setor aéreo mundial. A Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e líder no segmento de até 130 assentos, possui unidades industriais, escritórios e centros de distribuição em diversas regiões globais. Em abril deste ano, a Embraer e a Empresa Nacional Aeronáutica do Chile (Enaer) anunciaram dois acordos de cooperação envolvendo aeronaves de defesa e comerciais, com o objetivo de ampliar a rede de fornecedores e serviços da Embraer.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




