A Câmara de Feira de Santana aprovou, em primeira e segunda discussões, um projeto de lei destinado a combater o assédio sexual no transporte público municipal. A aprovação ocorreu nesta terça-feira (20/08/2024), em alinhamento com a campanha Agosto Lilás, que busca prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.
O projeto estabelece que o artigo penal que define o assédio sexual, junto com instruções sobre como identificar o agressor, deve ser afixado nos terminais de ônibus e nos veículos de transporte coletivo. Além disso, o texto prevê a disponibilização de exemplos de comportamentos que configuram o crime e números de contato para denúncias e atendimento às vítimas.
A responsabilidade pela aplicação e fiscalização da nova lei será compartilhada entre as secretarias de Mobilidade Urbana e da Mulher, além dos órgãos de proteção e defesa dos direitos das mulheres. A justificativa do projeto ressalta a importância dessas medidas, considerando a prevalência de situações de assédio sexual em espaços públicos como o transporte coletivo. A lei pretende atuar contra práticas como “encoxadas” e “mãos bobas”, bem como outros comportamentos mais graves.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




