Caso Marielle: Ronnie Lessa confirma recebimento antecipado de informações sobre operação policial

O ex-policial militar Ronnie Lessa confirmou, nesta quarta-feira (28/08/2024), que recebeu informações antecipadas sobre a operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro que resultou em sua prisão pela suspeita de participação no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em 2018. Lessa prestou depoimento virtual pelo segundo dia consecutivo no âmbito da ação penal conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que avalia a participação dos irmãos Brazão e outros acusados como mandantes do crime.

De acordo com Lessa, ele recebeu uma mensagem de WhatsApp por volta das 23h da noite anterior à sua prisão, que ocorreu em março de 2019, um ano após o assassinato. A mensagem, enviada por Jomarzinho, filho de um policial federal aposentado com supostas conexões com os irmãos Brazão, alertava sobre a iminente operação policial. Lessa afirmou:

“A pessoa que passou as mensagens era filho de um [ex] policial federal. A mensagem dizia: vai ter operação para prender os envolvidos no caso Marielle”.

Apesar do aviso prévio, Lessa foi detido porque a operação foi antecipada e realizada por volta das 5h. No momento da chegada dos policiais, Lessa estava prestes a deixar o condomínio onde residia na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Durante o depoimento, Lessa também afirmou que o planejamento do assassinato de Marielle Franco visava evitar a classificação do crime como político. Segundo ele, o objetivo era impedir que a Polícia Federal (PF) assumisse a investigação, que ficaria a cargo da Polícia Civil sob a direção de Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil e um dos acusados no STF.

Lessa declarou: “Crime político seria direcionado para a Polícia Federal. Não sabia que a Polícia Federal poderia investigar.”

Lessa detalhou ainda que monitorou o endereço do ex-marido de Marielle, localizado na Rua do Bispo, no Rio, para verificar se a vereadora ainda frequentava o local e realizar o ataque. Após descobrir que Marielle não residia mais ali, o monitoramento foi transferido para a Casa das Pretas, no bairro da Lapa, onde o assassinato ocorreu. Segundo Lessa, houve uma exigência dos mandantes para que o crime não ocorresse próximo à Câmara de Vereadores para não chamar a atenção para os parlamentares.

O ex-policial também mencionou ter sido incentivado pela promessa dos irmãos Brazão de receber dois terrenos na Zona Oeste do Rio, avaliados em R$ 25 milhões, como recompensa pelo crime.

Lessa observou: “Todos nós devemos ter ambição, mas a ambição tem um limite. Apesar de ser uma ambição cega e criminosa, eu fui contagiado com isso.”

Atualmente, Ronnie Lessa está preso na penitenciária do Tremembé, em São Paulo, e participou do depoimento por videoconferência ao juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo. O processo inclui como réus Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), seu irmão Chiquinho Brazão, deputado federal (Sem Partido-RJ), o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa e o major da Polícia Militar Ronald Paulo de Alves Pereira. Todos enfrentam acusações de homicídio e organização criminosa e permanecem detidos. Cerca de 70 testemunhas devem prestar depoimento, e os depoimentos dos réus ocorrerão ao final do processo.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading