O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS) teve início nesta terça-feira (27/08/2024) na Praça Padre Ovídio, com a participação dos alunos das Escolas Municipais Eduardo Fróes da Mota e São João da Escócia. Em um esforço para promover o interesse pela leitura, a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana (Seduc) distribuiu aproximadamente 2.360 vale-livros, cada um no valor de R$ 40, permitindo que os estudantes escolham quais obras levarão para casa.
O estudante Murilo Magalhães, da Escola Municipal São João da Escócia, comentou sobre a experiência, mencionando que, embora tenha preferência por livros de terror, optou por um livro de pintura para explorar sua criatividade.
“Aqui é um paraíso para quem gosta de livros. Eu estou achando muito bom”, afirmou o aluno.
O professor Marcos Argolo, que leciona a disciplina Identidade e Cultura, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento dos alunos.
“A leitura abre portas. Percebo que os estudantes têm uma leitura habitual e isso transforma a perspectiva em relação a eles próprios”, avaliou Argolo.
A secretária municipal de Educação, Anaci Paim, fez uma reflexão sobre a trajetória do FLIFS, relembrando a sua organização inicial quando era reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
“Foi um desafio, mas vencemos. Este é um evento feito por muitas mãos, uma delas foi a de Dom Itamar Vian, que na época já era o arcebispo. Hoje, o FLIFS faz parte do calendário cultural do município. É uma oportunidade para conhecer novos autores, prestigiar diversas manifestações artísticas e comprar livros com um baixo custo”, destacou Paim.
Além da distribuição dos vales, a Seduc instalou um estande próximo à Arena Marilene Brito, onde são exibidos trabalhos literários produzidos pelos estudantes da rede municipal, incluindo contos, histórias em quadrinhos e poemas.
A professora Vânia Assis explicou que o estande foi projetado para abordar o tema deste ano do festival, “Narrativas Femininas, Histórias para Resistir”. As atividades no estande incluem pintura de desenhos, colagens e quebra-cabeças com pontos turísticos da cidade. “O objetivo dessas atividades é que os alunos conheçam personalidades femininas importantes, como Irmã Dulce, Maria Filipa, Maria da Penha, bem como figuras locais como dona Pomba da Rua Nova, Mestre Lainha e dona Chica do Pandeiro”, listou Assis.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




