Em nota enviada nesta segunda-feira (19/06/2024) ao Jornal Grande Bahia (JGB), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) contestou reportagem e prestou esclarecimento sobre o rompimento de uma estação de tratamento de efluentes em Feira de Santana, ocorrido no sábado (17/08/2024). Segundo a empresa, o extravasamento de esgoto foi causado por ações de vandalismo, que resultaram no furto de diversos equipamentos, inviabilizando o funcionamento da estação localizada na Rua do Canal do Feira V, nas proximidades do Condomínio Santana Tower, na Avenida Fraga Maia.
De acordo com a Embasa, uma equipe técnica foi enviada ao local assim que a empresa tomou conhecimento do problema, e ações foram iniciadas para mitigar o impacto do vandalismo.
A empresa também informou que já adquiriu os equipamentos e materiais necessários para restabelecer a operação da estação de tratamento, que no momento depende da recuperação do quadro de energia, responsabilidade da concessionária Coelba Neoenergia.
A Embasa conclui a nota informando que registrou a ocorrência junto à polícia para apuração e responsabilização dos culpados.
O que diz a reportagem
No último sábado (17/08/2024), o rompimento de uma estação de tratamento de efluentes administrada pela Embasa, localizada em Feira de Santana, causou poluição e contaminação no rio Pojuca, levando à notificação da empresa por crime ambiental. A estação, que já havia apresentado problemas anteriormente, liberou esgoto não tratado na rua e no canal próximo.
A Agência Reguladora de Feira de Santana (Arfes) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciaram investigações e exigiram que a Embasa apresente um plano de recuperação da área afetada. Moradores locais relataram falta de manutenção na estação e impactos negativos à saúde pública.
Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




