Polícia Federal realiza segunda fase da Operação Cianose para recuperar recursos desviados em compra de respiradores durante a pandemia da Covid-19

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta quinta-feira (01/08/2024), a segunda fase da Operação Cianose, com o objetivo de recuperar recursos desviados na aquisição de respiradores pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). A operação envolve o cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão, além de medidas judiciais de sequestro de bens, expedidos pela Justiça Federal da Bahia.

As ações da PF estão sendo realizadas nos estados da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. As investigações apontam para a prática de diversos delitos, incluindo crimes licitatórios, desvio de recursos públicos, lavagem de capitais e organização criminosa. As medidas judiciais visam desarticular a rede de envolvidos e recuperar os valores desviados, garantindo a punição dos responsáveis e a devolução dos recursos ao erário.

A operação é uma continuidade das investigações iniciadas na primeira fase, que identificou irregularidades na compra de respiradores destinados ao combate à pandemia de COVID-19. A PF busca agora aprofundar a investigação sobre a rede de indivíduos e empresas envolvidas, bem como rastrear o destino dos recursos desviados.

A denominação da Operação

A cianose é uma condição médica que afeta o paciente que passa por problemas relacionados à má oxigenação do sangue, que pode ser causada, por exemplo, por uma insuficiência respiratória, problemas circulatórios ou uma doença pulmonar, por exemplo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading