O governo estadual de São Paulo anunciou que os prejuízos causados pelas queimadas na última semana superaram R$ 1 bilhão para a agropecuária paulista. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) identificou que os setores mais afetados incluem pecuária, cana-de-açúcar, fruticultura, heveicultura (cultivo de seringueiras) e apicultura.
De acordo com o comunicado da SAA, as queimadas resultaram na destruição de lavouras e pastagens, além da morte de animais, causando danos significativos ao setor agropecuário. Apesar da chegada de uma frente fria que trouxe chuvas e baixou as temperaturas na Região Sudeste, a Defesa Civil do estado manteve 22 áreas em alerta devido ao risco contínuo de queimadas.
As regiões ainda sob alerta incluem municípios como Andradina, Araçatuba, Assis, Barretos, Bauru, Campinas, Campos do Jordão, Franca, Guaratinguetá, Iperó, Itapeva, Jales, Jaú, Jundiaí, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Votuporanga.
Além das medidas emergenciais, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento disponibilizou R$ 110 milhões por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) para auxiliar os produtores rurais afetados. Para acessar o crédito, os produtores devem buscar orientação na Casa da Agricultura de seu município.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




