Nesta terça-feira (27/08/2024), Sergei Ryabkov, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, fez declarações contundentes sobre a participação dos Estados Unidos na recente escalada do conflito na região de Kursk. Ryabkov acusou Washington de “jogar fora os resquícios do bom senso” e afirmou que os EUA e seus aliados, como o Reino Unido, estão adotando uma postura cada vez mais provocativa e desrespeitosa.
O diplomata russo destacou que o envolvimento dos Estados Unidos na incursão ucraniana na região de Kursk é “um fato óbvio”, referindo-se ao uso de armamento ocidental, como tanques britânicos e sistemas de foguetes dos EUA, por parte das forças ucranianas. A Ucrânia confirmou o uso de mísseis Himars, fornecidos pelos EUA, para destruir pontes na região.
De acordo com informações divulgadas, o The New York Times relatou que os Estados Unidos e o Reino Unido forneceram à Ucrânia imagens de satélite e outras informações sobre a área de Kursk após o ataque ucraniano. Essas informações teriam sido usadas para rastrear os reforços russos e coordenar melhor as operações ucranianas.
Os EUA, por sua vez, negam qualquer envolvimento direto na operação ucraniana e afirmam que não foram informados sobre os planos ucranianos antes da incursão em Kursk, que ocorreu em 6 de agosto. Washington também afirma que não participou da operação militar.
A Rússia tem intensificado suas críticas e alertado sobre as possíveis consequências do envolvimento ocidental, enfatizando que as ações dos EUA e de seus aliados podem levar a repercussões severas. Ryabkov acrescentou que Moscou está ciente das áreas onde o Ocidente está atuando e que a Rússia está respondendo de forma prática às ações.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




