A Praça Irmã Dulce, localizada no Largo de Roma, em Salvador, foi palco de um grande encontro de fé e devoção na noite de segunda-feira (12/08/2024). Cerca de 7 mil pessoas participaram do penúltimo dia das celebrações em homenagem à Santa Dulce dos Pobres, evento que contou com a apresentação do Padre Fábio de Melo. A celebração, que tem apoio institucional da Prefeitura de Salvador, é parte das atividades que homenageiam a primeira santa brasileira, conhecida como “Anjo Bom da Bahia”.
Antes de iniciar sua apresentação, o Padre Fábio de Melo destacou a importância de seguir os exemplos deixados por Irmã Dulce, ressaltando sua dedicação ao próximo e o papel que ela desempenhou no cuidado das pessoas mais necessitadas.
“Precisamos seguir os passos de Irmã Dulce, que nunca julgou ninguém, pelo contrário, apenas ajudou o próximo, sempre cuidando de quem mais precisava. Uma figura que nos inspira santidade”, afirmou o padre.
O subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador, Walter Pinto Júnior, presente no evento, comentou sobre a relevância de Irmã Dulce para a capital e para o estado da Bahia. Ele destacou que a festa em homenagem à santa contribui para o fortalecimento do turismo religioso na cidade, atraindo não apenas soteropolitanos, mas também pessoas de outras regiões do estado e do país.
“Estamos atraindo um público cada vez maior de fiéis de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa do Brasil. É importante criar essa cultura, de fato, para que, no mês de agosto, possamos atrair não somente soteropolitanos, mas também baianos dos 417 municípios e pessoas de fora do nosso estado”, disse o subsecretário.
A celebração de Santa Dulce dos Pobres reúne uma série de atividades religiosas, que incluem missas, procissões e shows, proporcionando momentos de reflexão e devoção aos participantes. Para Arilma Silva, de 42 anos, voluntária das Obras Sociais Irmã Dulce e devota da santa, o evento é um momento especial de conexão com a fé e com a história de Irmã Dulce. Ela relatou sua admiração pela santa, que surgiu na adolescência, quando seu avô foi atendido no hospital administrado pela religiosa.
“A festa dela é uma grande expectativa para todos nós, brasileiros, e acredito que para o mundo inteiro que é devoto do ‘Anjo Bom da Bahia’”, comentou Arilma.
Odenísia Maria Souza, de 75 anos, moradora do bairro do Uruguai, também compareceu ao evento, acompanhada de uma vizinha. A aposentada recordou o trabalho solidário realizado por Irmã Dulce, que ela teve a oportunidade de conhecer pessoalmente.
“Pude acompanhar o trabalho solidário que ela fazia por aquelas pessoas carentes que penavam pelas ruas de Salvador. Ela é um exemplo que merece ser seguido por todos nós”, afirmou Odenísia.
A festa em homenagem a Santa Dulce dos Pobres será encerrada nesta terça-feira (13), com uma programação especial que inclui Alvorada Festiva, missas e uma Missa Campal presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. O evento culmina com a Procissão Luminosa, marcada para as 19h, que percorrerá o Caminho da Fé, encerrando com a bênção do Santíssimo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




