O 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco ocorre pela primeira vez na Bahia, no Estádio de Pituaçu, entre os dias 25 e 27 de setembro de 2024, e na Praça Cayru, no dia 28. O evento reúne mais de 250 atletas, incluindo competidores de destaque nacional e internacional, como Marcus D’Almeida, o arqueiro número um do mundo. A competição conta com disputas nas categorias arco recurvo, barebow e composto, em naipes femininos e masculinos, nas modalidades individuais, equipes e duplas mistas. A final individual, que ocorrerá na Praça Cayru, será realizada em um dos principais pontos turísticos de Salvador.
Organizado pela Brasil Arco, em parceria com a Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF) e com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o campeonato celebra os 50 anos do torneio, trazendo visibilidade ao esporte na região. Renata Barros, presidente da FBAF, enfatizou o orgulho de sediar o evento e a importância de fortalecer a modalidade no estado. Segundo Renata, a competição será uma vitrine para novos talentos e para o desenvolvimento do esporte na Bahia.
A escolha da Praça Cayru para a realização da final foi estratégica, aproveitando a visibilidade turística do local, que atrai moradores e turistas para acompanhar as disputas. Além das competições, atividades de promoção do esporte serão realizadas, envolvendo estudantes de escolas públicas. A cerimônia de premiação das disputas na Praça Cayru está prevista para as 16h15 do sábado.
A maior parte das competições acontece no Estádio de Pituaçu, conhecido por sua estrutura multiuso, que já sediou eventos de diferentes modalidades esportivas. Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, destacou a importância do estádio para receber grandes competições esportivas, reforçando o papel de Pituaçu como um espaço versátil para diversas atividades esportivas.
Atletas baianos também estarão presentes na competição, com destaque para Paulo Merlino, que compete na categoria barebow masculino individual. Além disso, as equipes femininas e masculinas da Bahia, também na categoria barebow, possuem chances de medalha. A competição contará com uma programação intensa, com treinos, rounds qualificatórios e rodadas eliminatórias ao longo dos três primeiros dias no Estádio de Pituaçu, culminando com as disputas finais e a premiação na Praça Cayru.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




